Resíduos Sólidos

Gerenciar é tão importante quanto produzir

Responsabilidade Ambiental

A Tramontina

Faz o gerenciamento dos recursos naturais para otimizar suas utilizações, reduzir os desperdícios e assim minimizar os impactos dos seus consumos. Estes trabalhos resultam também na diminuição da geração de resíduos.

A partir da geração, prioriza-se a reutilização nos processos produtivos, a reciclagem e a recuperação energética, destinando aos aterros industriais do grupo somente os rejeitos dos processos não passíveis das demais destinações.

Resíduos gerenciados pela central de resíduos Tramontina Aterros Industriais? Saiba mais

Aterros Insdustriais

Aterro classe II

Específico para armazenar resíduos que não oferecem perigo ou toxidade ao meio ambiente - como lodo das ETEs, resíduos de processos não recicláveis, resíduos de polimento e varrição, entre outros.

Aterro classe II

Aterro classe I

Aterro de resíduos Industriais Perigosos (ARIP). Projetado para receber resíduos perigosos como substâncias tóxicas e corrosivas ou materiais que possam contaminar o ambiente.

Aterro classe I



Estrutura Aterros

Estrutura ilustrada dos aterros

A Tramontina realiza monitoramento trimestral dos aterros, que abrange o seu entorno, para garantir o controle de suas atividades operacionais.

Mostrar menos

Reciclagem

A Tramontina possui processos internos de reciclagem de materiais, onde após sua utilização, os mesmos são reprocessados e retornam ao processo produtivo como matéria prima.

Resíduos recicláveis que não podem ser reaproveitados nos processos internos são gerenciados através de uma Central de Triagem, parte da Central de Resíduos da Tramontina. A partir deste local, os resíduos recicláveis são destinados a recicladores habilitados que os transformam novamente em matérias-primas.

Reciclagem Tramontina