Florestas

Fundamentais à vida

Responsabilidade Ambiental

Floresta de Produção

Estima-se que cerca de 69% de toda a cobertura florestal do Brasil possui potencial produtivo. Isso significa que as florestas podem oferecer produtos madeireiros e produtos não-madeireiros (óleos, resinas, castanhas, sementes, fibras, ervas etc.), tanto de espécies plantadas quanto nativas.

As florestas nativas são fundamentais para a conservação da biodiversidade, bem como as florestas plantadas, que assumem grande importância para o equilíbrio dos ecossistemas, especialmente na função de recuperação ecológica de áreas alteradas, acelerando a restauração do meio ambiente. Ao agregar valor aos recursos naturais, contribui também para o desenvolvimento socioeconômico.

As florestas de produção da Tramontina totalizam 6.184 hectares de áreas plantadas. Com espécies nativas e exóticas, estão situadas nos estados do Rio Grande do Sul e Pará. Essas áreas fornecem madeira para utilização nos processos fabris da organização, através da aplicação de técnicas silviculturais na extração vegetal.

Selo Verde/FSC

Reconhecido no mundo todo, o Forest Stewardship Council® - FSC® (Conselho de Manejo Florestal) permite à empresa empregar o selo verde em uma ampla gama de produtos, garantindo que a madeira utilizada em produtos certificados FSC, vem de florestas cujo gerenciamento é ambientalmente adequado, socialmente justo, economicamente viável e ainda passa por operações que obedecem aos mais rígidos padrões de controle, manuseio e rastreamento da matéria-prima, desde sua origem até o produto final. A Tramontina Belém (FSC-C003079) e a Tramontina Cutelaria (FSC-C125626) possuem certificação FSC de Cadeia de Custódia.
Quer saber mais? Assista ao vídeo.

Reserva Legal

Trata-se de um legítimo instrumento de manejo florestal e de conservação do meio ambiente, haja visto que, embora seja uma área passível de sofrer exploração racional dos recursos naturais, tem como premissa o respeito aos limites da sustentabilidade e o cumprimento dos critérios legais que regulamentam o seu uso.

Matas Nativas

Proteger as matas nativas é contribuir para a conservação da biodiversidade e manutenção das nascentes de água e recursos hídricos. A mata ajuda também na regulação climática e possibilita a perpetuidade das espécies da fauna e flora. A Tramontina mantém 1.910 hectares de matas nativas preservadas.

Áreas de Preservação Permanente – APPs

São áreas protegidas de toda e qualquer ação humana, com a função ambiental de preservar não somente a vegetação nativa, mas também os recursos hídricos, a paisagem, proteger o solo e assegurar o futuro da floresta e o bem-estar da humanidade. A Tramontina mantém 931 hectares de APP.