Certificação - Panelas de pressão

Certificação - Panelas de pressão

As panelas de pressão Tramontina são produzidas atendendo todos os requisitos técnicos de construção no que se refere a corpo, tampa, cabos e alças, sistemas de fixação e válvulas de segurança constantes do Regulamento Técnico da Qualidade do Instituto de Metrologia, Qualidade e Tecnologia. 

Todas as partes das panelas que entram em contato com alimentos estão de acordo com as exigências das respectivas portarias ANVISA. 

Com opções em alumínio ou aço inox, designs e tamanhos que satisfazem diferentes necessidades, foram testadas e aprovadas por estarem de acordo com as normas e requisitos estabelecidos pelo Inmetro.


Certificação - Tesouras escolares

As tesouras escolares Tramontina são produzidas em aço inox e cabos de polipropileno, de acordo com parâmetros que visam a excelência do produto considerando o uso por crianças: acabamento com bordas arredondadas, polidas e sem aparas. Os pinos e os encaixes oferecem segurança e conforto no manuseio.

Submetidas à bateria de testes e ensaios, foram avaliadas e certificadas por estarem de acordo com as normas e requisitos estabelecidos pelo Inmetro.


Certificação – Aparadores de Grama e Cortadores Elétricos

O Inmetro publicou a portaria 371/2009, disponível no site www.inmetro.gov.br, que atende aos requisitos da norma ABNT NBR NM 60335-1 e normas particulares aos eletrodomésticos e similares. Esta norma define os requisitos de segurança que devem ser observados na fabricação de equipamentos elétricos. A portaria passou a ser obrigatória a partir de julho de 2011 para fabricação e importação, de julho de 2012 para comercialização por fabricantes e importadores e de janeiro de 2013 para comercialização por varejo e lojistas.

O objetivo da certificação é prevenir acidentes e proteger os consumidores em relação aos riscos elétricos, mecânicos, térmicos, fogo e radiação dos aparelhos quando em utilização normal dos equipamentos.

Os equipamentos de jardinagem que fazem parte da família de aparadores de grama e cortadores elétricos devem ser certificados de acordo com a Portaria Inmetro nº 371/2009, isto é, devem possuir um selo de conformidade que é composto pela marca do Inmetro e organismo de certificação de produto (OCP). Para que o produto leve este selo devemos certificá-lo conforme a norma que rege os critérios de qualidade do produto.

Os principais benefícios da normatização é que o produto será fabricado conforme padrões internacionais de qualidade, garantir ao consumidor maior segurança e favorecer uma concorrência mais justa entre fabricantes nacionais e importados.


Certificação – Cadeiras Plásticas

Certificação compulsória para cadeiras plásticas monobloco.

O Inmetro publicou a portaria n°342/2014, disponível no site www.inmetro.gov.br, que obriga a comercialização da cadeira plástica monobloco com o registro de conformidade do Inmetro. O registro deverá ser evidenciado nas cadeiras através do SELO de Identificação da Conformidade que deve ser posto no produto de forma clara e não violável, em local visível, impresso (em forma de adesivo ou não) ou gravado em alto relevo.

Para obter o registro, a cadeira deve ser ensaiada e certificada seguindo a portaria do Inmetro n°341/2014, que divide as cadeiras em duas classes: (classe A: residencial) e (classe B: uso irrestrito) na qual diferem os ensaios de resistência conforme resumo descrito abaixo: 

- Estático: Consiste em colocar no assento da cadeira uma carga de 154kg para classe A e 182kg para classe B, a cadeira deve resistir por um período de 30min.
- De Impacto: A cadeira recebe 10 impactos de 68kg com alturas de 15,2cm para classe A e 20,3cm para classe B 
- De perna traseira: Consiste em colocar uma carga de 154kg para classe A e 182kg para classe B, no assento da cadeira, com as pernas dianteiras apoiadas em um bloco de madeira, com aturas que variam de 9,5cm a 11,4cm dependendo da abertura entre as pernas da cadeira.

De acordo com a portaria n°341/2014, todas as cadeiras devem trazer, gravado em alto relevo, etiqueta ou in-moldlabelling com caracteres de, no mínimo, 5mm de altura, que informe ao consumidor as seguintes informações: CNPJ da empresa, Lote de fabricação, data de fabricação (mês e ano), classe da cadeira A ou B, carga máxima admissível e tempo de vida útil do produto. 

Certificação – Eletrodomésticos

A Tramontina possui sua linha de eletrodomésticos certificada conforme portarias compulsórias estabelecidas pelo Inmetro, adequando seus produtos com base na norma ABNT NBR NM 60335-1. Buscando parcerias com organismos certificadores de produto (OCP) reconhecidos mundialmente, garantindo assim a qualidade e segurança que sempre estiveram presentes nos produtos Tramontina.

Certificação – Interruptores e Tomadas da Eletrik

A Tramontina Eletrik produz plugues, tomadas, interruptores e adaptadores que são utilizados em instalações elétricas de baixa tensão e requerem certificação obrigatória para serem comercializados no mercado brasileiro, pois podem causar riscos à saúde da população.

Os plugues, tomadas, interruptores e adaptadores são submetidos a ensaios rotineiros, conforme normas pertinentes a cada um dos produtos, a fim de garantir a qualidade e a segurança necessária para seu uso.

A TÜV Rheinlandh (Organismo Certificador de Produto – OCP), que é acreditada pelo Inmetro, é responsável pela certificação destes produtos.


Certificação FSC®

O FOREST STEWARDSHIP COUNCIL® FSC® [CERTIFICAÇÃO DO CONSELHO DE MANEJO FLORESTAL] é conquistado pela Tramontina para itens que utilizam a madeira – como base ou como acessório – procedente de floresta manejada de forma ecologicamente adequada, socialmente justa e economicamente viável. Esta certificação é resultado da preocupação ambiental e da responsabilidade social da Tramontina transformadas em ações.

A Tramontina possui certificação FSC® de cadeia de custódia, que possibilita a rastreabilidade de produtos de origem florestal - desde a floresta até o consumidor final - e garante ao consumidor um produto fabricado com matéria-prima de floresta certificada segundo as normas do FSC®. Nesse tipo de certificação, devem existir garantias de controle da procedência, manuseio e rastreamento de matéria-prima certificada utilizada em todas as etapas de produção. Os produtos certificados recebem o Selo FSC®. 

Procure por nossos produtos certificados FSC® (FSC - C003079 e FSC - C125626).

Navegue pelas fábricas e veja os produtos que recebem o certificado FSC.

Certificação NSF – Facas, talheres e frigideiras profissionais

Totalmente em aço inox ou com acabamentos em diferentes materiais, as linhas de facas Century e Profissinal Master; os talheres Búzios e Malibu; e as frigideiras profissionais referências 20890 e 20891 Tramontina atendem imensa gama de utilização. Do preparo dos alimentos ao serviço de mesa, compondo jogos, faqueiros ou em peças avulsas, são fabricados com materiais resistentes ao desgaste e têm proteção que inibe a formação de micro-organismos.

As facas, talheres e frigideiras Tramontina têm certificação internacional, pois são produzidos em conformidade com a regulamentação da NSF - National Sanitation Foundation, organização internacionalmente reconhecida por monitorar a segurança de alimentos e práticas de higiene em empresas de alimentos e restaurantes.


Certificação OEA - Tramontina Belém

A Certificação OEA-S busca contribuir para melhor controle e segurança da carga destinada ao comércio exterior. Com esta certificação, a Tramontina Belém S/A adere a uma parceria público-privada com a Receita Federal que concede à empresa o título de Operador Econômico Autorizado na modalidade segurança. O reconhecimento é concedido pelo órgão de controle aduaneiro para empresas - operadores da cadeia logística - que demonstram capacidade em gerir os riscos que estão relacionados à segurança da carga.

A adesão ao programa é voluntária e mostra-se eficaz no controle aduaneiro, uma vez que não apenas a carga em si é controlada, mas também todo o fluxo logístico, envolvendo os parceiros comerciais. Ainda, representa hoje um importante diferencial de mercado, com empresas cada vez mais interessadas neste controle.


Cozinhas Profissionais

Cozinhas Profissionais

A Tramontina possui sua linha de cozinhas profissionais certificada conforme portarias compulsórias estabelecidas pelo Inmetro, adequando seus produtos com base na norma vigente. Buscando parcerias com organismos certificadores de produto (OCP) reconhecidos mundialmente, garantindo assim a qualidade e segurança que sempre estiveram presentes nos produtos Tramontina.

Os principais benefícios da normatização é que o produto será fabricado conforme padrões internacionais de qualidade, garantir ao consumidor maior segurança e confiabilidade no produto.

Eletroportáteis

Eletroportáteis

A Tramontina possui sua linha de eletroportáteis certificada conforme portarias compulsórias estabelecidas pelo Inmetro, adequando seus produtos com base na norma vigente. Buscando parcerias com organismos certificadores de produto (OCP) reconhecidos mundialmente, garantindo assim a qualidade e segurança que sempre estiveram presentes nos produtos Tramontina.

Os principais benefícios da normatização é que o produto será fabricado conforme padrões internacionais de qualidade, garantir ao consumidor maior segurança e confiabilidade no produto.

Finep

A FINEP - Financiadora de Estudos e Projetos, concede financiamentos reembolsáveis e não-reembolsáveis. O apoio da Finep abrange todas as etapas e dimensões do ciclo de desenvolvimento científico e tecnológico: pesquisa básica, pesquisa aplicada, inovações e desenvolvimento de produtos, serviços e processos. A Finep apoia, ainda, a incubação de empresas de base tecnológica, a implantação de parques tecnológicos, a estruturação e consolidação dos processos de pesquisa, o desenvolvimento e a inovação em empresas já estabelecidas, e o desenvolvimento de mercados. Além disso, a partir de 2012 a Finep também passou a oferecer apoio para a implementação de uma primeira unidade industrial e também incorporações, fusões e joint ventures.





Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE)

O PBE é um programa de conservação de energia que, através de etiquetas informativas, visa orientar o consumidor quanto à eficiência energética dos produtos comercializados no País.
O objetivo deste programa é estimular a racionalização do consumo de energia através da utilização de produtos mais eficientes. A etiquetagem permite que o consumidor avalie os diversos produtos quanto ao seu rendimento energético e selecione os que lhe trarão maior economia durante sua utilização.
Os cooktops Tramontina foram especialmente desenvolvidos utilizando como princípios à máxima eficiência, a qualidade e a segurança dos produtos. 

Selo de Eficiência Energética – Petrobras – Conpet

Os produtos que apresentam o melhor desempenho energético em sua categoria ostentam um selo de eficiência energética. Isto significa que estes produtos foram premiados como os melhores, em termos de consumo de energia, e fazem a distinção dos mesmos para o consumidor.

Desta forma, o selo contribui para a formação de uma cultura de permanente preocupação com o uso eficiente da energia e as respectivas emissões provenientes de sua queima.

Através deste selo, a Tramontina mostra sua preocupação em desenvolver produtos cada vez mais eficientes, voltados para o uso racional de energia.


Sistema de Gestão das Fábricas

Conheça a política e as certificações do sistema da qualidade das fábricas.

Forjasul Canoas

Política do Sistema de Gestão:

Melhorar produtos e processos constantemente, para atender aos requisitos das partes interessadas e garantir a continuidade da Forjasul.

Download dos certificados:

ISO 9001

Tramontina Belém

Política do Sistema de Gestão:

A Tramontina Belém S.A., empresa localizada na cidade de Belém-Pa, tem como objetivo pesquisar, desenvolver e fabricar produtos de móveis, cabos de faca e utilidades domésticas com a qualidade para a satisfação de nossos clientes, segurança das pessoas envolvidas e respeito à natureza, atendendo os requisitos legais, e outros requisitos e buscando contínuas melhorias dos processos.

São compromissos da empresa:

-  Atender as necessidades dos clientes e aumentar sua satisfação por meio da inovação de seus produtos e melhoria contínua dos processos;

-  Atender as necessidades dos consumidores, tratando suas sugestões, reclamações, opiniões e críticas com ações que visam minimizar ou eliminar o impacto na qualidade dos produtos e processos;

-  Identificar, avaliar e controlar continuamente os riscos relacionados à segurança e saúde no trabalho, priorizando a prevenção de danos e doenças;

-  Desenvolver atividades, aplicando tecnologias, processos e insumos que eliminem, minimizem e/ ou controlem as causas de impactos ao meio ambiente, visando a proteção do meio ambiente e à diminuição da utilização de recursos naturais;

-  Atender às exigências legais aplicáveis às suas atividades, produtos e serviços e outros requisitos;

-  Manter as pessoas comprometidas com os resultados e estimular o autodesenvolvimento;

-  Proporcionar meios e recursos para atingir os objetivos e metas e melhoria contínua do Sistema de Gestão Tramontina.

Download dos certificados:

ISO 9001

Tramontina Cutelaria

Política do Sistema de Gestão:

A Tramontina S.A. Cutelaria, empresa localizada na cidade de Carlos Barbosa - RS, tem como objetivo pesquisar, desenvolver e fabricar produtos de cutelaria e utilidades domésticas para comercialização no Brasil e no exterior.

São compromissos da empresa:

- Atender as necessidades dos clientes e aumentar sua satisfação por meio da inovação de seus produtos e melhoria contínua dos processos;

- Atender as necessidades dos consumidores, tratando suas sugestões, reclamações, opiniões e críticas com ações que visam minimizar ou eliminar o impacto na qualidade dos produtos e processos;

- Desenvolver atividades, aplicando tecnologias, processos e insumos que eliminem, minimizem e/ ou controlem as causas de impactos ambientais, visando a proteção do meio ambiente, a prevenção da poluição e a diminuição da utilização de recursos naturais;

- Identificar, avaliar e eliminar ou controlar continuamente os riscos relacionados à saúde e segurança no trabalho, priorizando a prevenção de danos e doenças e proporcionando condições e ambientes de trabalho seguros e saudáveis;

- Propiciar meios para consulta, participação e sugestões dos trabalhadores e seus representantes nos assuntos relevantes de Saúde e Segurança Ocupacional;

- Manter as pessoas comprometidas com os resultados e estimular o autodesenvolvimento;

- Atender às exigências legais aplicáveis às suas atividades, produtos e serviços e outros requisitos;

- Proporcionar a melhoria contínua através de meios e recursos para estabelecer e atingir os objetivos do Sistema de Gestão a fim de aumentar seu desempenho.

Download dos certificados:

Tramontina Delta

Política do Sistema de Gestão:

Nosso compromisso é ser líder em Satisfação dos clientes através do atendimento a todos os requisitos para entregar os melhores produtos no segmento de Móveis diversos e Utilidades em Plástico, consolidando-se como marca referência de Qualidade, inovação, relações íntegras e valores humanos, buscando sempre a melhoria do nosso Sistema de Gestão.

Download dos certificados:

ISO 9001

Tramontina Eletrik

Política do Sistema de Gestão:

Nossa qualidade é consequência do esforço permanente para superar as expectativas dos clientes.

Download dos certificados:

Tramontina Farroupilha

Política do Sistema de Gestão:

A Tramontina Farroupilha S.A. Ind. Met. tem como prioridade desenvolver e fabricar produtos de qualidade, proteger o meio ambiente e assegurar a saúde e segurança das partes interessadas. Por meio do Sistema de Gestão Tramontina, busca garantir e promover por intermédio de seus objetivos e metas o envolvimento e a capacitação de seus funcionários, a melhoria contínua de seus processos, atendendo aos seguintes princípios:

- Satisfazer as necessidades dos clientes;

- Reduzir seus desperdícios;

- Priorizar a reutilização;

- Eliminar ou minimizar os impactos ambientais, perigos e riscos;

- Prevenir a poluição;

- Prover condições de trabalho seguras e saudáveis;

- Prevenir danos e doenças;

- Respeitar e atender à legislação;

- Disponibilizar a política do SGT às partes interessadas e comunicá-la a quem estiver a serviço da Tramontina, para que possam desenvolver o senso de responsabilidade.

Download dos certificados:

Tramontina Garibaldi

Política do Sistema de Gestão:

Ser conceituado fabricante de ferramentas manuais, crescendo no mercado global, mantendo a qualidade e respeitando a natureza.

Download dos certificados:

Tramontina Multi

Política do Sistema de Gestão:

A Tramontina Multi S.A, situada em Carlos Barbosa - RS, fabricante de ferramentas, utilidades e equipamentos para jardinagem, agricultura e construção civil, compromete-se com as seguintes diretrizes:

- Estabelecer os objetivos da qualidade, meio ambiente e de segurança e saúde melhorando continuamente a qualidade dos produtos e prevenindo os impactos ambientais e perigos e danos associados às suas atividades;

- Estimular a inovação para melhorar a qualidade, fortalecer a segurança, reduzir custos e gerar lucro continuamente, buscando a satisfação dos acionistas, funcionários e demais partes interessadas;

- Atender aos requisitos legais aplicáveis às suas atividades, produtos e serviços e outros requisitos;

- Proteger o meio ambiente, prevenir a poluição e fazer uso racional dos recursos naturais, através da melhoria contínua dos processos e práticas industriais.

Download dos certificados:

ISO 9001

Tramontina TEEC

Política do Sistema de Gestão:

- Projetar, desenvolver, fabricar, importar e comercializar produtos para cozinhas e similares, com aspectos e design inovadores, seguros e de alta qualidade;

- Identificar, de modo a prevenir, controlar e/ou minimizar, os impactos ambientais decorrentes das atividades e produtos da empresa, visando a preservação dos recursos naturais e proteção ao meio ambiente;

- Valorizar e qualificar as pessoas, promover o compromisso com a melhoria contínua de seus processos e produtos, prevenindo danos e doenças relacionadas às suas atividades, proporcionando condições e ambientes de trabalho seguros e saudáveis, garantindo a proteção dos colaboradores, satisfação a clientes, consumidores, funcionários, acionistas, fornecedores e comunidade;

- Atender às exigências legais aplicáveis às suas atividades, produtos e serviços.

Download dos certificados:

ISO 9001