Faça você mesmo

Tem pouco espaço, mas quer uma árvore de Natal?

Tem pouco espaço, mas quer uma árvore de Natal?

Que tal fazer um varal de lâmpadas e transformá-lo no principal enfeite da sala?

 A inspiração do varal de lâmpadas é americana e nos últimos anos tem sido usado em diferentes situações como casamento, festas ao ar livre, comemorações de final de ano, varandas e até mesmo na decoração da casa. O varal de lâmpadas nada mais é do que um fio comprido com luzes em toda a sua extensão, muito parecido com um pisca-pisca de Natal.

Para te ajudar com esse acessório na decoração, vamos listar os materiais necessários que provavelmente você já tenha em casa. Ao final, você ainda pode customizar de maneira que valorize ainda mais a iluminação do ambiente, como por exemplo, inserir outros adornos combinando com os tons dos enfeites do ambiente.

Veja o que é necessário para montar o seu varal:

- Trena para medir o comprimento do fio e a distância entre as lâmpadas;

- Soquetes para as lâmpadas;

- Equipamentos de proteção individual, como luvas e óculos;

- Cabo (fio) flexível de energia que servirá de base para fazer o seu varal, na medida que você definir (para até 50 lâmpadas você pode trabalhar com fio de 1,00mm²);

- Estilete;

- Alicate para decapar ou cortar os fios;

- Fita isolante para isolar;

- Plugue macho que servirá para conectar na tomada;

- Chave de fenda para instalar o fio no plugue;

- Lâmpadas LED – você pode optar por temperatura de cor fria ou quente.


Veja o passo a passo:

1º - Antes de comprar o cabo, é importante que você meça com a trena o local onde pretende instalar o seu varal de lâmpadas, que será a sua nova árvore de Natal. Para facilitar, você pode fazer uma marcação com um fio qualquer que tenha em casa, desenhar o tamanho de sua árvore, retirar da parede e medi-lo. Não esqueça de verificar se o local dispõe de uma tomada para ligá-lo quando estiver pronto. Para que a composição fique bonita, é interessante que cabo e soquete sejam da mesma cor.

2º - Com todos os itens em mãos, comece pelos soquetes. Pegue os cabos e corte o excedente com o alicate, se for o caso. Em seguida decape as pontas com o uso de um estilete ou com o próprio alicate. Em uma das pontas optamos por já aplicar um soquete, prendendo cada um dos fios e isolando com a fita isolante.

  

3º - Com a trena, meça a distância entre uma lâmpada e outra. Você define a distância que entende como ideal e o impacto visual que pretende criar no ambiente. Depois, pegue o soquete, meça as pontas abertas em sentidos opostos e marque em cada um dos lados os pontos a serem decapados.

 

4º - Nos locais marcados no cabo, será necessário destacar a junção dos fios. Tome cuidado para não cortar os fios internos se for usar o estilete nesta etapa.


5º - Com os pontos demarcados do fio, é hora de pegar o estilete. Com muito cuidado retire o plástico que envolve o fio de cobre.

  

6º - Agora pegue os soquetes e una as pontas abertas que foram feitas no cabo enrolando as pontas do fio do soquete com a parte aberta no cabo. Utilize a fita isolante para isolar a junção em todos os pontos.

 

7º - Concluída a junção dos soquetes no fio, coloque o plugue macho em uma extremidade do cabo. Para abri-lo, use a chave de fenda para soltar o parafuso externo e em seguida os internos. Nos internos, no local indicado, insira os fios de cobre e aperte o suficiente para que não soltem. Em seguida feche o plugue.

  

8º - Com o cabo, soquetes e plugues montados é hora de aplicar as lâmpadas. É importante testar e ver se todas estão funcionando antes de prender o varal na parede com o desenho da árvore de Natal. Você pode fixá-lo da forma que preferir e inserir outros adornos para combinar com a sua personalidade. Quando estiver tudo preso, encaixe as lâmpadas.


9º Pronto, agora é só ligar na tomada e curtir com a família sua linda árvore de Natal!

Dica de consumo consciente

Para fazer um varal de lâmpadas e ter um super efeito natalino, é preciso muitas lâmpadas. Portanto, é importante saber que poderá ter mais consumo de energia elétrica. Que tal unir o útil ao agradável e fazer um varal de lâmpadas de LED? Você terá o mesmo visual, mas usando lâmpadas com baixo consumo com boa luminosidade.

Dica de segurança

Estamos falando de um item que faz uso de energia elétrica. Por isso, recomendamos contatar um especialista, pois o varal será ligado à eletricidade e, se mal elaborado, pode causar acidentes graves.

Novidades

Solicitar orçamento

Com a Tramontina, você sempre conta com a melhor solução para seu negócio. Preencha o formulário e solicite seu orçamento.


Máximo 500 caracteres
* Confirme que você não é um robô

Telefone de contato: 0800 642 5565

E-mail: vendasmulti.mul@tramontina.net

Horário: 7:15 às 12:00 e das 13:00 às 17:00.