Blog Tramontina Dicas para fazer bonito

Decoração

Sala de estar e jantar juntas!

Sala de estar e jantar juntas!

As áreas integradas vieram com tudo! A sala de estar e de jantar juntas dão amplitude aos ambientes menores e levam uma proposta mais moderna aos maiores. Veja dicas para montar o seu ambiente integrado.


Projeto por Luciane Reis e Tatiana Yamamoto
Foto: Marcelo Marona


Quem gosta de receber amigos e familiares em casa, sabe a diferença que faz um espaço amplo e aconchegante para receber as visitas.

Comece pela disposição dos móveis!

São eles que vão delimitar os espaços e definir a identidade de cada peça. Considere a área de circulação de pessoas e calcule bem o tamanho de cada móvel. A dica é começar pelos maiores, como o sofá e a mesa de jantar, depois escolher os menores.


Cores básicas ou chamativas?

Usando cores neutras, a chance de enjoar ou não conseguir combinar os móveis é menor. Mas se as cores mais fortes combinam melhor com a sua personalidade, se joga! O ideal é que tudo converse, não só as cores como também os materiais, os acabamentos, etc.


Qual mesa de jantar escolher?

A mesa redonda geralmente ocupa menos espaço que a quadrada. Já a opção retangular também é ótima, principalmente quando uma das pontas fica encostada na parede. E se essa parede for revestida por um espelho, a impressão é de que o ambiente fica ainda maior.


Os dois ambientes precisam estar em sintonia!

Usar o mesmo piso ou papel de parede dá a sensação de continuidade, que também acontece quando você combina a tonalidade dos móveis. Mas para deixar claro que cada espaço tem a sua função, existem algumas táticas: detalhes no gesso do teto para diferenciar os ambientes, um tapete para destacar um dos espaços...


Por último, e não menos importante: a iluminação!

Tenha uma iluminação específica para cada peça, com acionamentos independentes. Assim, você pode usar os ambientes separadamente quando quiser. Quanto mais possibilidades de iluminação, mais cenários você pode criar (para um jantar em família, um jantar a dois).


Um toque de elegância!

Para valorizar ainda mais a decoração, escolha spots embutidos na sala de estar e um lustre pendente acima da mesa de jantar. Se não for possível inserir no teto, ele pode ser substituído por um lustre com suporte no chão, que direciona a lâmpada para a mesa.


Agora ficou fácil compor a sua sala integrada, não é? Aproveite para escolher o estilo dos móveis e peças de decoração para deixar os ambientes do seu jeito.

Novidades

Solicitar orçamento

Com a Tramontina, você sempre conta com a melhor solução para seu negócio. Preencha o formulário e solicite seu orçamento.


Máximo 500 caracteres
* Confirme que você não é um robô

Telefone Multivendas

E-mail: [email protected]

Horário: 7:15 às 12:00 e das 13:00 às 17:00.