Gastronomia

Receita de lasanha à bolonhesa

Receita de lasanha à bolonhesa

Celebre o Dia da Lasanha preparando uma receita na Caçarola Lyon

Existem receitas que são praticamente um abraço, um carinho na alma. É o caso da lasanha, concorda? Além de delicioso, o prato tem tudo a ver com os dias frios de inverno.

Quer aprender a preparar uma saborosa lasanha à bolonhesa, usando sua versátil Caçarola Lyon? Vem que a gente te ensina!

Tempo de preparo: 4 horas

Dificuldade da receita: médio

Rendimento: 6 porções

Ingredientes

Molho à bolonhesa

500 g de carne moída

½ xícara (chá) de cebola picada

⅔ de xícara (chá) de cenoura picada

⅔ de xícara (chá) de salsão picado

1 xícara (chá) de vinho branco 

1 xícara (chá) de leite

1 colher (sopa) de óleo

3 colheres (sopa) de manteiga

1 lata de tomate pelado

noz-moscada 

sal e pimenta a gosto

Molho branco

1 litro de leite

3 colheres (sopa) de farinha de trigo

3 colheres (sopa) de manteiga

1 pitada de noz-moscada 

sal e pimenta a gosto

Lasanha

500 g de massa seca para lasanha

¾ de xícara (chá) de queijo parmesão ralado

Modo de preparo do molho à bolonhesa

Em uma panela média, coloque o óleo, a manteiga e leve ao fogo médio. Quando a manteiga derreter, refogue a cebola. Então, junte a cenoura e o salsão e refogue por mais alguns minutos, mexendo sem parar. Acrescente a carne moída. Tempere com sal, pimenta e refogue. Junte o leite, tempere com noz-moscada e mexa até que evapore completamente. Adicione o vinho e deixe cozinhar até secar. Baixe o fogo, junte os tomates pelados e deixe cozinhar por cerca de 45 minutos, com a panela tampada e mexendo de vez em quando. À medida que for secando, adicione um pouquinho de água fervente.

Modo de preparo do molho branco

Derreta a manteiga em fogo baixo na panela. Então, acrescente a farinha e mexa por 2 minutos. Retire a panela do fogo e, sem parar de mexer, acrescente metade da medida do leite. Mexa com um batedor manual em nylon . Volte a panela ao fogo médio, junte o restante do leite e continue mexendo até ferver. Após, baixe o fogo e tempere com sal, pimenta e noz-moscada. Deixe cozinhar por cerca de 12 minutos, mexendo de vez em quando até o molho engrossar.

Montagem

Preaqueça o forno a 180 ºC. Na Caçarola Lyon, coloque um pouco de molho branco no fundo e, em seguida, uma camada de molho à bolonhesa. Sobre os molhos, coloque uma camada de massa cobrindo o fundo da frigideira, no centro. Sobre a primeira camada de massa, espalhe um pouco do molho à bolonhesa. Por cima do molho à bolonhesa, regue com um pouco do molho branco. Cubra com mais uma camada de massa e repita o processo, até finalizar com uma camada de molho à bolonhesa e molho branco. Espalhe queijo parmesão ralado por cima e leve ao forno para assar até gratinar, por cerca de 15 minutos. Sirva a seguir.

Gostou? Aproveite para preparar essa receita no dia 29 de julho, quando é celebrado o Dia da Lasanha. E se postar foto nas redes, já sabe, não esqueça de marcar a Tramontina!


Novidades

Solicitar orçamento

Com a Tramontina, você sempre conta com a melhor solução para seu negócio.
Preencha o formulário e solicite seu orçamento.


Máximo 500 caracteres.
*Campo Obrigatório.
* Confirme que você não é um robô
Veja como protegemos seus dados e respeitamos sua privacidade por meio da nossa Política de Privacidade.
Concordo com a Política e dou meu consentimento para recebimento de publicidades, conteúdos e pesquisas da marca Tramontina:

Telefone Multivendas

E-mail: [email protected]

Horário: 7:15 às 12:00 e das 13:00 às 17:00.