Blog Tramontina Dicas para fazer bonito

Gastronomia

Descubra novos aromas e sabores do clássico cafezinho

Descubra novos aromas e sabores do clássico cafezinho

Quem é que resiste a um bom café? Ainda mais se vier acompanhado de uma boa história. Então vem saber mais sobre essa bebida centenária e descobrir novos sabores e tipos

Tem quem goste no café da manhã, os que preferem logo depois do almoço e até quem consuma no meio da tarde, difícil mesmo é encontrar alguém que não goste de um bom café. O Brasil é o maior produtor mundial de bebida, sendo também o segundo maior mercado consumidor, mesmo assim, ainda existe um pensamento comum de que café é tudo igual, mas não é.

Inicialmente, sua árvore era encontrada na Etiópia, mas logo seguiu para a Península Arábica, onde surgiram os primeiros cafezais. No Brasil, as primeiras plantas chegaram pelo Pará, em 1727, provenientes da Guiana Francesa, passando por Estados do Nordeste como o Ceará e Pernambuco, até chegar à Bahia. Depois, seu cultivo migrou para o Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Minas Gerais.


Mas afinal, o que torna um café diferente do outro? É importante saber que cada variedade tem sua personalidade sensorial, e que os aromas e sabores percebidos na xícara são resultado de uma combinação definida pelo lugar onde está a plantação e pelo cuidado do produtor. Entre as diversas espécies, duas são mais importantes: a Coffea arabica e a Coffea canephora. A espécie arábica tem como variedades bastante conhecidas Bourbon, Mundo Novo e Catuaí, enquanto da canephora são Robusta e Conilon.

A safra inicia-se na Primavera e a colheita é feita entre o fim de maio até agosto. A secagem das sementes é feita nas fazendas, elas ficam nos armazéns até o momento da torra, quando os sabores incríveis são criados e que dão a sua identidade durante o processo de torra.

A energia proveniente do café vem da cafeína, seu componente mais importante. É ela que torna nossa mente mais ágil, melhora nossa memória e nos deixa mais despertos, sendo que cada espécie e suas variedades podem ter diferentes teores de cafeína.

E então, que tal preparar um cafezinho agora mesmo? Clique aqui e veja nossos produtos.

Ensei Neto para Tramontina

Novidades

Solicitar orçamento

Com a Tramontina, você sempre conta com a melhor solução para seu negócio. Preencha o formulário e solicite seu orçamento.


Máximo 500 caracteres
* Confirme que você não é um robô

Telefone Multivendas

E-mail: vendasmulti.mul@tramontina.com

Horário: 7:15 às 12:00 e das 13:00 às 17:00.