Faça você mesmo

Cuide das suas plantas no verão

Cuide das suas plantas no verão

Aprenda a mantê-las bem hidratadas nos dias quentes.

Se tem uma coisa que a gente concorda, é que as plantas dão vida a qualquer ambiente. O cultivo de flores, folhagens e arbustos tem se tornado uma prática cada vez mais comum, trazendo equilíbrio, sensação de bem-estar e aconchego.

Mas, para termos plantas bonitas e saudáveis, alguns cuidados são fundamentais, e um dos mais importantes é em relação às regas. Principalmente no verão, por ser um período de altas temperaturas e que as plantas estão em pleno crescimento.

  • Quais os melhores horários para regar?

No início da manhã ou final da tarde. Evite dar água nos períodos mais quentes do dia, pois grande parte do volume de água se perde antes mesmo de chegar ao solo. Priorize as regas pela base das plantas, evitando molhar as folhas, assim reduzirá o surgimento de doenças foliares.

  • Com que frequência?

Isso pode variar bastante, dependendo do tipo de planta e também do clima. O mais recomendado é verificar a terra. Se ela estiver seca, está na hora de regar.


Para regar de um jeito mais prático e eficiente, aqui vão algumas dicas de acessórios que vão ajudar muito nessa tarefa:

1) Mangueiras: Com diferentes diâmetros, comprimentos e resistência à pressão, atendem diversas funções. É possível adicionar acessórios na ponta da mangueira, como esguichos, aspersores e hidropistolas. Eles diversificam a dispersão da água e facilitam a tarefa.



2) Aspersores:
Usados para realizar a rega de maneira semiautomática. Para espaços maiores, coloque os aspersores em série, ou seja, mais de um na mesma área. Alguns modelos têm regulagem do ângulo de abrangência, permitindo direcionar a área e evitando molhar calçadas, janelas e paredes.