Dicas para fazer bonito

Cozinhas Compactas

Cozinhas Compactas

Dicas do designer Edu Muzzi para aproveitar o espaço com beleza e elegância

Que as cozinhas compactas são a realidade de muitos por aí, nós já sabemos, né? Aqui em nosso escritório, Eduardo Muzzi Interiores, esse tipo de projeto tem aparecido bastante. Afinal, cada centímetro do espaço é precioso e precisa ser pensado com muito carinho e técnica para não faltar nada.

Então, vamos de dicas para você que quer arrasar no projeto da sua cozinha compacta, alinhando funcionalidade, estética e produtos bem pensados.


Um dos pontos mais importantes desse tipo de projeto é a otimização dos espaços de bancadas, principalmente quando temos a área de serviço integrada. Uma dica que eu sempre dou é criar uma grande bancada que ligue esses dois ambientes, assim ganhamos mais área de trabalho e uma sensação de amplitude. Nada de criar “blocos” isolados em ambientes pequenos, ok?

Mas não basta apenas uma bancada interligada, é fundamental saber escolher um modelo de cuba e tanque que atenda às necessidades sem ocupar muito espaço. Como alinhar essas duas características em um só produto? Atentando-se aos detalhes!


Desde o lançamento, temos utilizado bastante a Cuba Morgana Compact com acessórios, um produto com profundidade generosa, dimensões perfeitamente pensadas para a otimização de espaço e com a furação do dosador de sabão e misturador acoplados à peça.

Para a área de serviço, o Tanque Compact é uma ótima opção, já que o seu lado maior tem 40 cm, o que permite a instalação tanto na horizontal (quando o problema é a profundidade da bancada), quanto na vertical, para ganhar um pouco mais na largura da bancada. Para mim, o maior charme e funcionalidade desse tanque é a tábua com acabamento em verniz, que possui esfregador com frisos de um lado e ainda pode ser virada e usada como uma espécie de tampa para o tanque.