Dicas para fazer bonito

Conheça os benefícios de diferentes chás

Conheça os benefícios de diferentes chás

E saiba como usar as ervas da sua horta para o preparo de infusões.

Qualquer pessoa pode começar uma horta em casa ou no apartamento. A terra, as sementes, o sol, a água e o ar são elementos democráticos, gostam de todas as mãos que queiram transmitir cuidado.


As sensações do cultivo de uma planta vão além do simples plantar. É reconhecer a beleza dos ciclos e das estações do ano, é se aproximar do tempo natural, noções estas que muitas vezes estão perdidas em nós. Cultivar, cuidar e ser cuidado pelas plantas é uma experiência única e poderosa de nutrição do corpo, da mente e dos sentidos.



Cada especiaria tem propriedades únicas. Confira algumas plantinhas cheias de benefícios para o nosso corpo:


Hortelã


A hortelã pimenta é refrescante. Seu aroma, quando inalado, atinge facilmente o cérebro. Limpa todas as formas de estagnação e é usada para limpar o muco do trato respiratório e abrir os seios paranasais. Acalma dores de garganta e reduz a vermelhidão dos olhos. Previne espasmos no estômago, limpa o paladar, estimula o desejo de comer e a liberação de gases (útil para inchaço e cólicas abdominais), é digestiva e relaxante muscular.


Alecrim


Precisa de foco e concentração em alguma atividade? A escolha é o alecrim! Essa bebida é boa para o cérebro, pois dilata os vasos sanguíneos e o oxigena. Também ajuda na digestão e estimula a concentração, foco e memória, proporcionando energia para direcionar o seu pensamento. É digestiva, vermífuga, antiviral, descongestionante, analgésica, aumenta o apetite, induz ao suor e é relaxante muscular.


Orégano


Com o orégano, podemos fazer um potente chá antioxidante. É digestivo, detox, estimulante, antibacteriano, antifúngico, reduz gases e induz ao suor. Tem 42 vezes mais ação antioxidante do que as maçãs, 30 vezes mais do que as batatas e 12 vezes mais do que as laranjas.


Manjericão


É relaxante, alivia resfriados, reduz o muco, melhora a circulação, ameniza congestão e auxilia na memória. É antibacteriano, anti-inflamatório, rico em antioxidantes e importante reforço imunológico. Estabiliza o açúcar no sangue, tonifica os rins e reduz o colesterol. Como a maioria dos membros da família da hortelã, também induz suor, é picante e quente.


Dente-de-leão


A primavera é a época dessa flor. Muitas ervas têm essa incrível qualidade - estão na época no período que mais precisamos delas. É um colagogo, limpa o fígado e a vesícula biliar, enquanto remove o colesterol do sangue. Elimina toxinas, é digestivo e um excelente tônico para a primavera.


A quantidade para o preparo de infusões com ervas naturais deve ser de 1 colher (sopa) da planta para 250 ml de água. A temperatura da água é de 90° e o tempo de infusão 4 minutos. Que tal fazer bonito com novos aromas, sabores e muitos benefícios?


As dicas são da Sommelière de Chás e Terapeuta Ayurveda @raquelmagalhaes.

Foto: @dricamonteiro 

Foodstylist: @normalima

Novidades

Solicitar orçamento

Com a Tramontina, você sempre conta com a melhor solução para seu negócio.
Preencha o formulário e solicite seu orçamento.


Máximo 500 caracteres.
*Campo Obrigatório.
* Confirme que você não é um robô
Veja como protegemos seus dados e respeitamos sua privacidade por meio da nossa Política de Privacidade.
Concordo com a Política e dou meu consentimento para recebimento de publicidades/conteúdos da marca Tramontina:

Telefone Multivendas

E-mail: vendasmulti.mul@tramontina.com

Horário: 7:15 às 12:00 e das 13:00 às 17:00.