Dicas para fazer bonito

Coifa silenciosa favorece ambientes integrados

Coifa silenciosa favorece ambientes integrados

Equipamento emite pouco ruído e mantém odores da cozinha longe dos outros cômodos

Espaços integrados contam com minha admiração há bastante tempo. Sempre que possível, aposto na exclusão de paredes não estruturais para aumentar a sensação de amplitude de um espaço. Integrar cozinha e sala, por exemplo, pode inclusive otimizar o uso dos cômodos. 


Mas, como tudo na vida, existem ônus e bônus. Ao optar pela integração, é fundamental pensar nas soluções para problemas que sabemos que irão acontecer. Costumo dar a opção ao cliente de instalar uma porta de correr entre os ambientes: se a intenção for esconder a cozinha, basta fechar a porta! 


Porém, nem todos os clientes optam pela porta e nem todos os projetos possibilitam a criação de uma. Então o que fazer para combater o barulho e os odores, problemas mais temidos da cozinha?


No projeto realizado pelo meu escritório, DOMA Arquitetura, que apelidamos de Caverninha, finalizado em dezembro de 2021, cozinha, sala e varanda foram totalmente integradas. Os donos deste apartamento de 130m fizeram questão de que a ilha da cozinha fosse o coração do projeto. A família tem o hábito de se reunir para comer e adora receber amigos. 


A solução, neste caso, foi apostar em uma coifa que equilibrasse bem forma e função: além de potente e extremamente silenciosa, a coifa de Ilha Slim Isla 90 Split da Tramontina tem um design delicado que valorizou nosso projeto, atendendo a todos os nossos requisitos! 


Graças à tecnologia Tramontina, a redução de ruídos torna a experiência de cozinhar mais agradável no dia a dia, principalmente numa cozinha integrada à sala de estar. A Tramontina pensou no equilíbrio entre uma vazão suficiente e o menor barulho possível. Além de livrar a cozinha e os outros ambientes dos ruídos, os odores e vapores do preparo dos alimentos também ficam imperceptíveis.



Há alguns modos de instalação da coifa. Pode estar fixada na parede, em uma ilha (quando ela é fixada no teto) ou embutida (quando a coifa é instalada dentro de um móvel, por exemplo). Neste projeto, usamos o modelo de ilha.


A fixação do corpo da coifa não muda em relação às outras. A única diferença é a instalação do motor, que fica fora da coifa, a uma distância de até 6 metros, podendo chegar a 12 através da aquisição do cabo de extensão via rede de serviço autorizado da marca. Este é o segredo do silêncio.


Uma informação importante: o motor não pode ser instalado no lado fora da residência, ou seja, não pode ficar exposto a intempéries.


Uma pergunta que meus clientes costumam me fazer é sobre como escolher a coifa com a vazão correta para o tamanho da cozinha. Usem este cálculo aqui de renovação do ar: 12x em 1 hora. Ambientes integrados devem somar o tamanho da cozinha e da sala para o cálculo. 


Lembrem-se: seja grande ou pequeno, as soluções para os possíveis contratempos de um espaço integrado devem ser pensadas durante a criação do projeto e não depois.


Texto por: Patricia Pomerantzeff

Novidades

Solicitar orçamento

Com a Tramontina, você sempre conta com a melhor solução para seu negócio.
Preencha o formulário e solicite seu orçamento.


Máximo 500 caracteres.
*Campo Obrigatório.
* Confirme que você não é um robô
Veja como protegemos seus dados e respeitamos sua privacidade por meio da nossa Política de Privacidade.
Concordo com a Política e dou meu consentimento para recebimento de publicidades, conteúdos e pesquisas da marca Tramontina:

Telefone Multivendas

E-mail: vendasmulti.mul@tramontina.com

Horário: 7:15 às 12:00 e das 13:00 às 17:00.