Cozinhas Profissionais

Forno combinado e Ultracongelador: qualidade e produtividade dos alimentos

O sistema de forno combinado e ultracongelador da linha de Cozinhas Profissionais, é ideal para realizar o processo Cook and Chill. O termo em inglês significa “Cozinhar e Resfriar” e indica a transformação do alimento que é resfriado logo após o cozimento.

Numa cozinha profissional, o procedimento é responsável por manter intactas as propriedades nutricionais dos alimentos assim como a cor, odor, textura e sabor, trazendo ganhos operacionais, financeiros e praticidade de higiene.

Forno combinado e Ultracongelador: qualidade e produtividade dos alimentos

Forno Combinado Tramontina com capacidade para 6 GN
Forno Combinado Tramontina com capacidade para 6 GN

Economia e mais produtividade

O forno combinado regenera o alimento em tempo breve. Alia o calor seco ao vapor, aquecendo o produto com controle de temperatura, umidade e ventilação da câmara do forno, o que evita que o alimento resseque ou fique murcho. Isso permite antecipar as preparações, racionalizar da melhor forma o tempo de trabalho dentro da cozinha, garantindo um resultado excelente e padronizado.

A garantia da saúde dos itens aumenta a segurança alimentar, e esta mesma situação influi diretamente na redução do tempo de preparo, com menos uso de equipamentos e fontes de calor e menor perda dos alimentos, ou seja, maior e melhor aproveitamento da matéria-prima que vai ao prato.



Ultracongelador Profissional Tramontina, capacidade para 5 GN
Ultracongelador Profissional Tramontina, capacidade para 5 GN

Preservação e qualidade dos alimentos

O ultracongelador resfria ou congela o alimento muito rapidamente, sem alterar a textura do produto. É possível colocar alimentos ainda quentes e levá-los a 3°C em 90 minutos (no máximo) ou a -18°C em tempo máximo de 270 minutos. O alimento fica o menor tempo possível na temperatura de risco de contaminação (entre 60°C e 5°C), garantindo 100% da segurança alimentar. O resfriamento rápido forma microcristais de água que evitam a ruptura das fibras do alimento, mantendo a textura como fosse fresca, mesmo durante e depois do reaquecimento.

Após o resfriamento rápido, o alimento é estocado em refrigeradores ou freezers pelo tempo necessário antes da regeneração. Dependendo do produto e da temperatura, é possível manter o alimento por mais de 45 dias.