RESPONSABILIDADE AMBIENTAL

A Tramontina trabalha respeitando a natureza e o meio ambiente.

Compromisso com o ambiente

A atenção com o meio ambiente se manifesta em uma série de iniciativas e projetos com resultados concretos. A começar pelo Programa de Gestão Ambiental, criado para formalizar as práticas e estar de acordo com as tecnologias de desenvolvimento sustentável.

A Tramontina adota sistemas próprios para os cuidados com o meio ambiente, como o tratamento de resíduos e de efluentes líquidos, que impede o descarte de substâncias nocivas.

Em nome desse compromisso, a empresa investe cada vez mais em tecnologias, equipamentos e projetos que minimizam o impacto ambiental e favorecem o desenvolvimento sustentável das comunidades.

A preocupação e o cuidado com o meio ambiente resultaram em conquistas importantes como a certificação na norma ISO 14001, que comprova a qualidade do Sistema de Gestão Ambiental da Tramontina.


Compromisso com o ambiente

Água

Essencial à vida, a água é uma prioridade na política de preservação ambiental da Tramontina. Desde 1990, a empresa conta com Estações de Tratamento de Efluentes, conhecidas como ETEs, que permitem o tratamento e protegem os mananciais de água doce e potável que abastecem as comunidades e sustentam o ciclo natural da vida.

Nas ETEs, as águas utilizadas nos processos fabris passam por uma série de tratamentos antes de serem reutilizadas ou devolvidas ao meio ambiente em qualidade que não prejudique o ecossistema. Ainda, parte dessas águas volta a ser aplicada nos processos industriais ou em atividades cotidianas, como as descargas de sanitários e os sistemas de resfriamento de máquinas. Em algumas unidades Tramontina, o índice de reuso pode chegar a 100%, uma ação que certamente contribui para racionalizar o consumo e proteger as reservas de água potável.

Água

Resíduos Sólidos

Consumir de forma consciente e separar e descartar os resíduos adequadamente é primordial para preservar o meio ambiente. A Tramontina faz a gestão integral dos resíduos sólidos, reduzindo e destinando cada um deles conforme suas características. São adotadas técnicas  e é feito o gerenciamento de todos os resíduos gerados. É priorizada a redução da geração por meio de controles de desperdício e reaproveitamentos internos, contribuindo para a manutenção da qualidade do ambiente.

Em Carlos Barbosa, numa área degradada por uma pedreira,  a empresa possui a Central de Resíduos Industriais para receber todo o material. Criada para atender as unidades de Carlos Barbosa, Garibaldi e Farroupilha, essa Central tem capacidade de receber resíduos por 120 anos. Materiais como papéis, papelões e plásticos que são recicláveis, mas não podem ser reutilizados nos processos produtivos da Tramontina, são enfardados na Central de Triagem e encaminhados para comercialização.


Resíduos Sólidos

Emissões Atmosféricas

A Tramontina utiliza, em suas unidades de produção sistemas para controle de liberação na atmosfera de material particulado, gases de combustão (caldeiras) e compostos voláteis (processos de pintura).

O controle de emissões conta também com análises laboratoriais para o monitoramento. Por meio da utilização de sistemas de controle, são retidas as emissões de material particulado e destinadas na forma de resíduos sólidos para os aterros, ou são reaproveitadas no próprio processo produtivo, como é caso da serragem e do pó da usinagem de produtos de madeira, que são recolhidos e queimados em caldeiras, gerando energia.

Florestas de produção

Nos estados do Rio Grande do Sul e do Pará, a Tramontina possui áreas plantadas com espécies nativas como, por exemplo, paricá e exóticas (pinus e eucalipto), disponíveis para utilização nos processos produtivos 6.184 hectares de áreas plantadas.

Áreas de preservação permanente e matas nativas

APPs – Áreas de Preservação Permanente

O objetivo é perpetuar não só a vegetação nativa, mas também a biodiversidade, o solo, as águas e demais recursos naturais.

Matas Nativas Preservadas

É muito importante preservar as matas nativas para a manutenção do ecossistema, uma vez que se resguarda a vegetação do local e se contribui para a perpetuação não só das plantas mas também dos animais. A Tramontina mantém: 932 hectares de APPs e 1.910 hectares de Matas Nativas Preservadas

Manual de conduta ambiental

A responsabilidade socioambiental é um dos valores que marcam a construção desta empresa. Com o Programa de Gestão Ambiental Tramontina, cada passo ajuda a consolidar uma cultura positiva que se multiplica entre funcionários e comunidades. Mais do que atuar no que determina a legislação ambiental, a Tramontina é guardiã do meio ambiente, não só trabalhando certo e investindo em equipamentos para proteger a natureza, mas também estimulando seus funcionários na criação de ações conscientes e responsáveis . O Comitê Ambiental da Tramontina, formado por representantes de todas as unidades fabris, também foi criado com o propósito de alinhar posturas, considerando experiências da corporação, o que também motivou a criação deste Manual de Conduta.


Clique na imagem para fazer o download do manual.

Manual de conduta ambiental