SOBRE

A Tramontina criou este espaço para você saber como usar e cuidar melhor de seus produtos. Escolha a categoria de produtos que você quer consultar e veja as dicas que selecionamos para você. Aproveite.

PALAVRAS CHAVE

SAIBA USAR E CUIDAR

VEJA A MELHOR FORMA DE UTILIZAR E CONSERVAR OS SEUS PRODUTOS TRAMONTINA.

Conheça melhor as Panelas

03 February 2012

São tantas as opções de panelas no mercado que o cozinheiro de primeira viagem pode ficar sem saber qual escolher. Existe diferença de preparar uma receita em uma panela ou em outra? Sim, existe. Pense na panela como um condutor de calor – ai já é possível perceber as diferenças fundamentais, uma vez que cada receita exige um tipo de cozimento para ficar perfeita. Indicamos abaixo alguns tipos de panelas que você precisa ter na cozinha para usar o utensílio ideal para as diversas receitas.

  • Panelas Cobre

    Boas para doces, caldas de açúcar, massas finas de panquecas, molhos e qualquer alimento cujo preparo demande grande controle de temperatura. Componentes ácidos e frituras devem ser evitados. Vantagens: aquecem rapidamente e têm difusão homogênea do calor.

    Veja o produto no site
  • Panelas Antiaderentes

    Boas para a comida diária,como arroz,estrogonofe e cozinhar vegetais no vapor.Politetrafluoretileno:o palavrão é o nome do revestimento aplicado no interior de panelas para que o alimento não grude no fundo. Vantagens:Dispensam o uso de gordura,pesam pouco,aquecem rapidamente e mantém bem o calor.

    Veja o produto no site
  • Panelas Alumínio

    Boas para arroz, frituras, leite e pratos secos, como farofas. Não são indicadas para alimentos ácidos, como molho de tomate. São as mais comuns e as de preço acessível. Vantagens: aquecem rapidamente, são leves e de fácil manuseio. São resistentes a choques térmicos e baratas.

    Veja o produto no site
  • Panelas Aço Inox

    Boas para qualquer tipo de alimento.As mais usadas pelos chefs.Como o aço inox não é bom condutor de calor,passaram a ter "fundo triplo",com outros metais para melhorar o desempenho térmico.Vantagens:alta durabilidade,permitem cozimento uniforme,resistem a choques térmicos e são fáceis de limpar.

    Veja o produto no site
  • Paellera

    Rasa, com laterais abertas e fundo reto. Modelos menores podem ser levados ao forno para gratinar alimentos. Ideal para: preparo de paella.

    Veja o produto no site
  • Caldeirão

    Mais fundo que a caçarola, possui duas alças. Ideal para: feijoadas, ensopados com muitos ingredientes, caldos e sopas.

    Veja o produto no site
  • Cozi-vapore

    É um acessório para cozinhar no vapor. A mesma deve ser acoplada a uma panela com diâmetro correspondente. Ideal para: legumes e frango para desfiar.

    Veja o produto no site
  • Panquequeira

    Rasa, tem pequenas bordas. Ideal para: crepes, tapioca, panquecas e massas finas.

    Veja o produto no site
  • Lyon

    Funciona como forno, pois a espessura mais grossa das paredes do corpo e da tampa mantém a temperatura interna constante. Além disso, seu revestimento interno com antiaderente, permite cozinhar vários pratos sem o uso de óleo ou gordura. Ideal para: preparar bolos, pudins, carnes, pizzas, pães.

    Veja o produto no site
  • Wok

    Com uma tampa de vidro, grelha que serve de apoio na preparação dos alimentos e recipiente para cozinhar no vapor, a panela Wok é ideal para: carnes, frango, assados, gratinados e peixes.

    Veja o produto no site
  • Espagueteira

    Composta de caldeirão e escorredor interno, ambos com alças laterais. Ideal para: cozinhar massas, pode ser utilizada para o preparo de legumes.

    Veja o produto no site
  • Caçarola

    Com duas alças laterais, é grande e funda. Possui tampa. Tem a boca mais estreita que o fundo. Ideal para: feijão, arroz, ensopados, geléias e compotas.

    Veja o produto no site
  • Para todas as horas

    Se a receita não específica a panela ideal, prefira o modelo mais tradicional: fundo, redondo, com cabo e tampa. Ideal para: arroz, papas e mingau, além de ser curinga na cozinha.

    Veja o produto no site
  • Chapa

    Em diversos formatos, pode ter alças ou cabo. Modelos com ranhuras permitem o escoamento da gordura. Ideal para: bifes, filés de frango e grelhados em geral.

    Veja o produto no site
  • Frigideira rasa

    Baixa, redonda e com cabo longo. Ideal para: frituras com pouco óleo, legumes semigrelhados, ovo frito, farofas e alimentos que não soltam muito líquido.

    Veja o produto no site
  • Frigideira funda

    Disponível com ou sem tampa. Ideal para: frituras de imersão, com bastante óleo. Não é recomendada para frituras com pouco óleo, porque pode abafar o alimento, fazendo com que solte líquido.

    Veja o produto no site
  • A vapor

    Possui reservatório inferior para armazenar água. Em sua base, tem uma peça redonda com orifícios. Ideal para legumes e frango para desfiar.

    Veja o produto no site
  • Panelas de Pressão

    Boas para grãos,batatas,abóboras e carnes.Cozinha ingredientes três vezes mais rápido,graças ao sistema de vedação.Ele comprime o vapor dentro da panela,agitando as moléculas e aumentando rapidamente o calor do líquido.Vantagens:Versatilidade,preço e rapidez no cozimento,o que economiza tempo e gás.

    Veja o produto no site
Share |