Comportamento

Pic-nic de outono

setembro 2009

O sol estala lá fora como uma gema de ovo frito. É verão e a cidade arde. Para aproveitar o clima, muitos saem de casa em direção aos parques da cidade carregando uma sacola de lanches. Depois de escolhido o local para estender a toalha, todos sentam e, aos poucos, a comida começa a sair da sacola. 

    De cara, percebe-se que a bolsa de gelo não foi suficiente para conter o calor: as bebidas estão quentes, e a água derretida molhou os sanduíches. Os convivas lembram, em meio ao desastre, que o passeio seria muito mais agradável no outono. Com temperatura amena, o pic-nic pode dispensar o aparato para gelar as cervejas. O vinho surge como um substituto natural, dispensando o gelo. A manteiga vai levar mais tempo para derreter e, talvez mais importante, ninguém vai torrar no sol de 30 graus do verão brasileiro.

    Claro que o Brasil tem vocação tropical e todos estão de chinelos e bermudas no nosso imaginário coletivo. Mas quem mora abaixo do Sudeste pode ter o privilégio de curtir as cidades em clima de meia estação. Além do vinho e da manteiga, o pic-nic pode ser temperado com variedades de queijos, já que a temperatura amena vai preservar a consistência dos alimentos. 

    As sobremesas também podem aproveitar o clima de outono: chocolates e tortas podem ficar horas fora da geladeira sem medo de derreter. Com tanto vinho, queijo, sanduíches e doces, é uma boa ideia carregar um cobertor para aquecer o programa. Sob o sol de outono, a bobeira do vinho derruba a pessoa, e a sesta é inevitável.

Imprimir esta matéria



Share |
voltar