Certificado Inmetro - Cadeiras Plásticas

Certificação compulsória para cadeiras plásticas monobloco.

O INMETRO publicou a portaria n°342/2014, disponível no site www.inmetro.gov.br, que obriga a comercialização da cadeira plástica monobloco com o registro de conformidade do INMETRO. O registro deverá ser evidenciado nas cadeiras através do SELO de Identificação da Conformidade que deve ser posto no produto de forma clara e não violável, em local visível, impresso (em forma de adesivo ou não) ou gravado em alto relevo.
Para obter o registro, a cadeira deve ser ensaiada e certificada seguindo a portaria do INMETRO n°341/2014, que divide as cadeiras em duas classes: (classe A: residencial) e (classe B: uso irrestrito) na qual diferem os ensaios de resistência conforme resumo descrito abaixo:
Estático: Consiste em colocar no assento da cadeira uma carga de 154kg para classe A e 182kg para classe B, a cadeira deve resistir por um período de 30min.
De Impacto: A cadeira recebe 10 impactos de 68kg com alturas de 15,2cm para classe A e 20,3cm para classe B
De perna traseira: Consiste em colocar uma carga de 154kg para classe A e 182kg para classe B, no assento da cadeira, com as pernas dianteiras apoiadas em um bloco de madeira, com aturas que variam de 9,5cm a 11,4cm dependendo da abertura entre as pernas da cadeira.
De acordo com a portaria n°341/2014, todas as cadeiras devem trazer, gravado em alto relevo, etiqueta ou in-mold labelling com caracteres de, no mínimo, 5mm de altura, que informe ao consumidor as seguintes informações: CNPJ da empresa, Lote de fabricação, data de fabricação (mês e ano), classe da cadeira A ou B, carga máxima admissível e tempo de vida útil do produto.